Para muitos, Arnold Schwarzenegger é o maior nome da história do fisiculturismo –de fato, o astro de Hollywood levou o esporte a patamares jamais pensados anteriormente. Outros apontam Ronnie Coleman como o auge físico do ser humano e dizem que ninguém alcançará os níveis de volume e definição do “Rei”.
Enquanto Schwarzenegger conquistou o Olympia –campeonato mais importante do fisiculturismo mundial– sete vezes, Coleman emplacou oito títulos da competição.
Ambos são corriqueiramente apontados como os dois fisiculturistas mais importantes da história. Entretanto, tanto o ex-governador da Califórnia quanto o ex-policial tiveram títulos questionáveis no palco mais renomado do planeta. Enquanto diversos fãs acreditam que Mike Mentzer deveria ter sido campeão do Olympia em 1980, ano em que Schwarzenegger venceu seu sétimo Sandow, especialistas apontam que o Olympia de 2002 –no qual Coleman teve sua quinta vitória– deveria ter sido conquistado por Kevin Levrone ou Günter Schlierkamp.
Antes de Coleman, Lee Haney já havia realizado a façanha de conquistar oito títulos do Olympia de maneira consecutiva –na época, inclusive, ele quebrou o recorde que pertencia a Schwarzenegger. A diferença é que nenhum de seus Sandows foi questionado.
Haney dominou absolutamente os palcos mais importantes do fisiculturismo entre 1984 e 1991. Nessa época, ninguém chegou perto de vencê-lo. Por isso, apesar de não ser destacado como o maior fisiculturista de todos os tempos, é inegável dizer que ele foi, de fato, o Mister Olympia mais dominante da história.
Nascido em 1959 na Geórgia, Estados Unidos, o atleta fez sua estreia no Olympia em 1983 e já conquistou a terceira colocação. Depois disso, ele foi campeão do torneio oito vezes de maneira consecutiva e se aposentou do esporte, dando espaço para Dorian Yates iniciar seu reinado.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte: Folha de S.Paulo