O vereador por Pontal do Araguaia, Rauflis de Oliveira Mello (PSD), e o servidor público da Prefeitura de Barra do Garças, Alessandro dos Santos foram afastados do cargo na manhã desta sexta-feira (26), por suspeita de participação em um esquema milionário de fraudes em licitações públicas nos dois municípios. Os dois foram alvos da Operação Cenário Montado. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Barra do Garças.
Reprodução
Segundo a Polícia Civil, a investigação apontou que o vereador, que é ex-secretário municipal de duas pastas de Pontal do Araguaia, e o servidor público da área de licitações, exerciam papéis determinantes na operacionalização do esquema. A apuração da 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças revelou a atuação de uma associação criminosa estruturada para o desvio de recursos públicos através de fraudes em licitações.
O esquema envolvia a manipulação de orçamentos, superfaturamento e simulação de concorrência, levando aos crimes de falsidade ideológica, associação criminosa, lavagem de capitais e crimes da Lei de Licitações. Mesmo após o início das operações policiais, o grupo continuou operando por meio da criação de novas empresas de fachada em nome de familiares para burlar suspensões judiciais anteriores.
Diante das evidências, foi representado pelas ordens judiciais de afastamento das funções públicas assim como pela proibição de acesso dos investigados a prédios públicos da administração municipal, sistemas internos de gestão e processos administrativos, bem como a proibição de manterem contato com pessoas vinculadas aos fatos investigados.
Cenário Montado
O nome da operação reflete a dinâmica do esquema fraudulento, em que empresas de fachada simulavam uma concorrência legítima em licitações públicas. O termo destaca o caráter forjado do processo, remetendo a algo previamente planejado para enganar a administração pública. ESQUEMA MILIONÁRIO Vereador e servidor são afastados por suspeita de fraudes em licitações em MT Vereador e servidor são afastados suspeitos de fraudes em licitações Vereador e servidor público da área de licitações exerciam papéis determinantes na operacionalização do esquema, segundo PJC
Fonte:RD News