A edição de Ohio do Arnold Sports Festival, mais conhecida como Arnold Classic Ohio, é a segunda competição mais importante do fisiculturismo mundial. Além do torneio ocorrido na cidade de Columbus, nos Estados Unidos, o Arnold Classic se expande para locais como a Austrália, o Reino Unido e o Brasil atualmente.
O evento carrega o nome de Arnold Schwarzenegger, um dos nomes mais importantes da história do fisiculturismo e heptacampeão do Olympia, campeonato mais renomado do planeta.
A ideia surgiu da junção do astro de Hollywood e o promotor Jim Lorime, que queriam realizar em Columbus, Ohio, um campeonato de fisiculturismo que só ficaria atrás do Olympia em termos de importância. O objetivo era fazer com que o esporte, que se encontrava praticamente à mercê de uma única competição no final dos anos 1980, desse melhor tratamento aos atletas, atraísse mais público e ganhasse mais eventos profissionais.
Com o investimento e o nome que carregava, a competição se tornou a segunda mais prestigiada do fisiculturismo mundial. Sua primeira edição ocorreu em 1989 e teve como campeão Rich Gaspari, um dos grandes destaques de sua geração —ficou com a segunda colocação do Olympia em 1986, 1987 e 1988, perdendo apenas para Lee Haney.
Uma das principais particularidades do Arnold Classic é a necessidade de um convite para que o fisiculturista possa participar do show. Na Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness (IFBB), qualquer atleta profissional pode se inscrever e competir em qualquer torneio —com exceção do Olympia, que depende de títulos na temporada ou classificação por pontos.
A estratégia, bem como uma premiação maior, visa fazer com que o torneio tenha um nível mais alto que os demais campeonatos.
Hoje, o evento conta com diversas sedes e modalidades diferentes, como halterofilismo, lutas e cheerleading.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte: Folha de S.Paulo