O Olympia é o campeonato mais tradicional e importante do fisiculturismo mundial. Aqueles que detêm o título são considerados não só os melhores atletas do planeta, mas também embaixadores de suas categorias. Desde 1965, o torneio em questão é promovido anualmente pela Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness (IFBB).
Idealizada por Joe Weider, a competição tinha como objetivo reunir os melhores dentre os melhores. Colocar os campeões do Mr. America, do Mr. Universe e do Mr. World, que até então eram os campeonatos mais difíceis do esporte, para competirem um contra o outro.
Por isso, o Olympia —que teve o nome inspirado no ideal olímpico— já surgiu como um torneio exclusivo para atletas que já haviam se sagrado campeões em outros shows.
A criação do evento ajudou o fisiculturismo a se profissionalizar cada vez mais e proporcionou o surgimento de diversos ídolos esportivos, como Arnold Schwarzenegger e Ronnie Coleman.
Na época em que foi criado, o Olympia contava com apenas uma categoria, o que mudou após a implementação da divisão feminina em 1980. Desde então, diversas novas modalidades surgiram e foram incluídas na competição.
Atualmente, há 11 categorias presentes no evento.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Fonte: Folha de S.Paulo